lomadee

boo-box

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Origem da musica gospel

O termo gospel (em inglês “evangelho” ou “evangélico”) é usado de maneira correta quando para designar os gêneros: gospel hymn, gospel song e gospel music – respectivamente, tipo de hinos usados nas campanhas evangélicas reavivalistas realizadas no final do século XIX, nos Estados Unidos.
É um tipo de canção popular que sucede ao cântico de origem folclórica norte-americanos, composta e executada principalmente por negros, com intenção religiosa e uma forte ênfase rítmica. 
Estas três vertentes da musica religiosa (hymn, song e music) exerceram uma profunda influencia sobre três estilos da musica popular norte-americana, que são: blues, jazz e rhyhtm-and-blues que contribuíram para o surgimento mais tarde do rock-and-roll.
A execução de canções evangélicas, denominadas nos Estados Unidos, de negros spirituals, pelo conjunto Jubilee Singers, apartir de 1870, despertou o interesse internacional por essa forma de cântico religioso folclórico. Mas, nas décadas de 1920 e 30, a preferência das igrejas de negros dirigiu-se para o Black gospel, devido á difusão radiofônica do canto harmonizado de quartetos criados na Virginia, Carolina do Norte e Alabama.
Na execução das canções denominadas soul stirres, em estilo mais emocional na interpretação e menos interessado na harmonia, os cantores excitavam a congregação. Além da alteração do estilo da execução, ocorreu também o abandono dos negros spirituals tradicionais (que continham narrativas bíblicas), em proveito da canção que expressava sentimentos e emoções pessoais. Os negros da cidade haviam percebido que o spiritual, de origem rural, não respondia ás necessidades emocionais das populações urbanas.
gospel song foi desenvolvida por Thomas Andrew Dorsey apartir de 1921, e junto com Theodore Fry organizou em 1931, o primeiro coro Black gospel e com a cantora Dallie Martin, fundou uma convenção nacional de coros desse novo tipo de gospel.
Chigaco tornou-se então, na época, o centro da gospel music. A maioria dos pastores negros rejeitava as canções de Dorsey por considerá-las incompatíveis com o culto divino, mas a cantora Mahalia Jackson conseguiu mudar o canto tradicional, imitada por Rosetta Tharpe, Sam Cooke e Aretha Franklin. Por isso entre os afro-americanos, Dorsey é considerado como o “pai do gospel”. Não é estranho citar nomes da musica popular americana como interpretes do gospel, ( Ray Charles,B.King,) pois começaram em quartetos de gospel song ou em até em corais de igrejas( como foi caso de Elvis Presley e vários outros nomes).

No fim do século XIX, os hinos da Igreja Batista receberam a influencia do gospel substituindo o folk e houve um sério debate a respeito do uso destes hinos e cânticos.
Black gospel foi a ultima forma de musica negra norte-americana a associar-se com a musica popular. Os coros negros passaram a assemelhar-se tecnicamente aos dos brancos. Desde a década de 60, o gospel contemporâneo tem se aproximado ainda mais da música popular norte-americana; o Black gospel, do pop, o White gospel, do country.
Nas Igrejas Batista “brancas” do sul dos EUA, o White gospel comunica-se com o country music. O hinário das igrejas filiadas á Convenção do Sul, foi lançado em 1991, no embalo do Pri sing-I, na Grand Olé Opry House em Nashville, Tenesse. Essa casa de espetáculos e concertos musicais é o templo do country music; é um rito de passagem para qualquer intérprete dessa musica interiorana.
Esses tipos de gospel não têm nada a ver com a musica de rock que certos grupos/ jovens procuram impor ás igrejas evangélicas. Os roqueiros usam desavisadamente o termo gospel, no que imitam a publicidade de gravadoras, noticias de editoras e promoções de certas igrejas evangélicas, tipo “encontro gospel”.
O cantor Carlinhos Félix, pelo menos foi sincero em dizer: “Eu gosto de dizer que sou gospel porque é moda”. 
Pois muitos estão usando o termo gospel para entrar de um jeito mais sutil no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário